Neemias tomou as dores do povo para si.
Ele se humilhou, chorou e jejuou por pessoas que ele talvez nem conhecesse, mas que sabia pertencerem ao povo de Israel, povo escolhido por Deus.
Ele clamou a Deus por essas pessoas. Pediu que Deus tivesse misericórdia e que Ele lembrasse da promessa feita a Moisés:
Se vos converterdes a Mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.
Se nos voltarmos para Deus, Ele fará coisas grandiosas. Ele nos levará para um Santo Lugar, onde Seu nome estará. Ou seja, nós representaremos o Próprio Deus. Eu admito que não consigo nem imaginar adequadamente a grandiosidade dessa promessa.
Mas tudo começou com um homem. Neemias. Que se dispôs a lutar pelo povo.
quinta-feira, 25 de julho de 2013
terça-feira, 23 de julho de 2013
Jeremias 8:4
Muitos erraram e continuam vivendo no erro porque não admitem que estão errados. O orgulho tem os levado a a cada dia mais se afastarem de Deus e do caminho certo. Acreditam ter sabedoria, mas "persistem no engano, e não querem voltar" (JE8:5).
A consequência inevitável dessa atitude é o castigo, a vergonha.
Precisamos abrir os olhos!
Se erramos, devemos admitir, assumir e pedir perdão a Deus.
Não somos nada, então o orgulho é algo injustificável e que nos afasta do SENHOR.
Temos que ser pedras vivas (1PE 2:4), maleáveis, prontas para ser moldadas e para reconhecer nossos erros. Se vivemos no orgulho, nosso destino é o inferno.
A consequência inevitável dessa atitude é o castigo, a vergonha.
Precisamos abrir os olhos!
Se erramos, devemos admitir, assumir e pedir perdão a Deus.
Não somos nada, então o orgulho é algo injustificável e que nos afasta do SENHOR.
Temos que ser pedras vivas (1PE 2:4), maleáveis, prontas para ser moldadas e para reconhecer nossos erros. Se vivemos no orgulho, nosso destino é o inferno.
segunda-feira, 22 de julho de 2013
Colossenses 3:22-25
Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne,
Obedeça em TUDO.
Tudo mesmo.
Não fique tentando contornar as ordens, ou 'dar um jeitinho' para que fique melhor para você.
Não.
Obedeça ao pé da letra.
não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens,
E não só quando alguém estiver olhando, obedeça onde quer que você esteja. Pois tudo o que você faz não é para o homem, mas para Deus.
mas em singeleza de coração,
Servir e obedecer com simplicidade, humildade, reconhecendo não ser nada e sem má vontade.
temendo ao SENHOR.
Porque é Ele, afinal, quem há de julgar nossas atitudes e proceder, e se eu fizer algo de má vontade ou desobedecer, eu estou desobedecendo ao próprio Deus.
Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o SENHOR e não para homens,
Eu preciso colocar isso em prática. Muitas vezes, por não me cobrarem, eu deixo de fazer ou faço coisas de qualquer jeito, ou na má-vontade. Isso muda a partir de hoje.
A Cristo, o SENHOR, é que estais servindo.
Tema e trema. Pense um pouco sobre a seriedade dessa frase. Raciocine um pouco sobre quem é Cristo.
pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita, e nisso não há acepção de pessoas.
Se eu fizer besteira/desobedecer/deixar de fazer o que é certo, não importa quem eu seja, eu pagarei o preço.
Faça por amor a Deus. E por temor.
Obedeça em TUDO.
Tudo mesmo.
Não fique tentando contornar as ordens, ou 'dar um jeitinho' para que fique melhor para você.
Não.
Obedeça ao pé da letra.
não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens,
E não só quando alguém estiver olhando, obedeça onde quer que você esteja. Pois tudo o que você faz não é para o homem, mas para Deus.
mas em singeleza de coração,
Servir e obedecer com simplicidade, humildade, reconhecendo não ser nada e sem má vontade.
temendo ao SENHOR.
Porque é Ele, afinal, quem há de julgar nossas atitudes e proceder, e se eu fizer algo de má vontade ou desobedecer, eu estou desobedecendo ao próprio Deus.
Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o SENHOR e não para homens,
Eu preciso colocar isso em prática. Muitas vezes, por não me cobrarem, eu deixo de fazer ou faço coisas de qualquer jeito, ou na má-vontade. Isso muda a partir de hoje.
A Cristo, o SENHOR, é que estais servindo.
Tema e trema. Pense um pouco sobre a seriedade dessa frase. Raciocine um pouco sobre quem é Cristo.
pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita, e nisso não há acepção de pessoas.
Se eu fizer besteira/desobedecer/deixar de fazer o que é certo, não importa quem eu seja, eu pagarei o preço.
Faça por amor a Deus. E por temor.
terça-feira, 1 de janeiro de 2013
TUDO O QUE EU APRENDI (E TENHO APRENDIDO) NA OBRA DE DEUS (parte 1)
Deus não me escolheu pelos meus méritos.
Ponto. Isso é um fato. Essa foi a primeira coisa que eu aprendi, e que também preciso manter sempre em mente. Ele não me escolheu porque eu sou formada, ou falo línguas, ou tenho capacidades mil. Ele me escolheu porque viu que Ele podia contar comigo. Não só para fazer trabalho braçal. Na verdade Ele não me escolheu para fazer trabalho braçal. Mas para fazer a Obra, e Sua Obra é absolutamente espiritual. Em todos os sentidos. Até mesmo se eu estiver varrendo o chão, se eu não estiver no espírito, aquilo vai ser só uma atividade carnal sem nenhuma validade para Deus, mas se eu estiver fazendo para Ele, como uma oferta sincera, Deus é glorificado.
Tendo isso em mente, eis aqui um desdobramento da primeira lição:
EU NÃO SOU NADA.
Não sou eu quem faz os milagres. Não sou eu quem sou a sinistrona, eu sou um mero instrumento de Deus, e ser instrumento dEle é uma grande honra. Pois antes de conhecê-Lo, eu era instrumento do diabo, que me usava tanto para me destruir quanto para destruir o próximo. Agora Deus me usa esperando que eu esteja disponível para desfazer as obras do diabo. (1 João 3:8) E sabe quando isso acontece? Sabe quando Ele espera que eu desfaça as obras do diabo? Em cada momento da minha vida. Em cada atitude que eu tomo. Em tudo o que eu faço. Porque fazer a obra, ser obreira, não é simplesmente vestir um uniforme, não é só quando eu visto o uniforme, mas é em toda a minha vida, é até mesmo antes de eu ser consagrada, é quando eu decido entregar a minha vida nas mãos de Deus.
Desfazer as obras do diabo é não permitir que a podridão que ele dissemina se aposse de mim. É repreender, se desvencilhar de toda mágoa, rancor, malícia, orgulho, todo pecado, é não viver na injustiça desse mundo, não viver de acordo com o meu eu, e sim com a vontade de Deus.
Essas obras precisam ser desfeitas a cada dia, e depois que eu faço isso na minha vida eu estou em condições de ajudar o próximo a se livrar das obras do mal. Isso é fazer a obra de Deus. É dar testemunho nas atitudes, é não ter o rabo preso com o diabo, é estender a mão ao sofrido e ajudá-lo, não porque isso vai me fazer ficar bem com o pastor ou com quem quer que seja. Mas porque isso glorifica ao SENHOR.
Outra coisa que eu acabei de aprender:
Devemos dar nossa vida pelos irmãos, assim como Cristo deu a sua vida por nós. (1João 3:16)
O que isso significa? Não é trocar uma vida pela outra. Não é no sentido literal. É no sentido de você dar o seu máximo, fazer o impossível, amar ao seu próximo exatamente como você se ama. Se esforçar, assim como você se esforçaria por si mesmo. Assim como Jesus se esforçou por nós. Assim como ele não desistiu de nós, não devemos desistir do próximo. Como fazer a obra se estamos apenas preocupados com nós mesmos?
Eu admito que eu consigo ser um pouco egoista às vezes. Consigo não, sou. Mas eu estou determinada a mudar isso.
Fiz uma lista.
COMO ACABAR COM MEU EGOISMO
1- antes de fazer qualquer coisa que eu queira, me perguntar:
- é isso que Deus quer que eu faça?
- Isso prejudica alguém?
- Isso beneficia alguém além de mim?
2- Compartilhar o que eu aprendi
3- Ajudar o próximo como eu puder
4- Não fugir do trabalho
5- Ouvir mais, falar menos
6- Lembrar-se sempre que eu não sou insubstituível
7- Ser sincera, mesmo que minha sinceridade, em um primeiro momento, possa me prejudicar.
Continua. Ad eternum.
Ponto. Isso é um fato. Essa foi a primeira coisa que eu aprendi, e que também preciso manter sempre em mente. Ele não me escolheu porque eu sou formada, ou falo línguas, ou tenho capacidades mil. Ele me escolheu porque viu que Ele podia contar comigo. Não só para fazer trabalho braçal. Na verdade Ele não me escolheu para fazer trabalho braçal. Mas para fazer a Obra, e Sua Obra é absolutamente espiritual. Em todos os sentidos. Até mesmo se eu estiver varrendo o chão, se eu não estiver no espírito, aquilo vai ser só uma atividade carnal sem nenhuma validade para Deus, mas se eu estiver fazendo para Ele, como uma oferta sincera, Deus é glorificado.
Tendo isso em mente, eis aqui um desdobramento da primeira lição:
EU NÃO SOU NADA.
Não sou eu quem faz os milagres. Não sou eu quem sou a sinistrona, eu sou um mero instrumento de Deus, e ser instrumento dEle é uma grande honra. Pois antes de conhecê-Lo, eu era instrumento do diabo, que me usava tanto para me destruir quanto para destruir o próximo. Agora Deus me usa esperando que eu esteja disponível para desfazer as obras do diabo. (1 João 3:8) E sabe quando isso acontece? Sabe quando Ele espera que eu desfaça as obras do diabo? Em cada momento da minha vida. Em cada atitude que eu tomo. Em tudo o que eu faço. Porque fazer a obra, ser obreira, não é simplesmente vestir um uniforme, não é só quando eu visto o uniforme, mas é em toda a minha vida, é até mesmo antes de eu ser consagrada, é quando eu decido entregar a minha vida nas mãos de Deus.
Desfazer as obras do diabo é não permitir que a podridão que ele dissemina se aposse de mim. É repreender, se desvencilhar de toda mágoa, rancor, malícia, orgulho, todo pecado, é não viver na injustiça desse mundo, não viver de acordo com o meu eu, e sim com a vontade de Deus.
Essas obras precisam ser desfeitas a cada dia, e depois que eu faço isso na minha vida eu estou em condições de ajudar o próximo a se livrar das obras do mal. Isso é fazer a obra de Deus. É dar testemunho nas atitudes, é não ter o rabo preso com o diabo, é estender a mão ao sofrido e ajudá-lo, não porque isso vai me fazer ficar bem com o pastor ou com quem quer que seja. Mas porque isso glorifica ao SENHOR.
Outra coisa que eu acabei de aprender:
Devemos dar nossa vida pelos irmãos, assim como Cristo deu a sua vida por nós. (1João 3:16)
O que isso significa? Não é trocar uma vida pela outra. Não é no sentido literal. É no sentido de você dar o seu máximo, fazer o impossível, amar ao seu próximo exatamente como você se ama. Se esforçar, assim como você se esforçaria por si mesmo. Assim como Jesus se esforçou por nós. Assim como ele não desistiu de nós, não devemos desistir do próximo. Como fazer a obra se estamos apenas preocupados com nós mesmos?
Eu admito que eu consigo ser um pouco egoista às vezes. Consigo não, sou. Mas eu estou determinada a mudar isso.
Fiz uma lista.
COMO ACABAR COM MEU EGOISMO
1- antes de fazer qualquer coisa que eu queira, me perguntar:
- é isso que Deus quer que eu faça?
- Isso prejudica alguém?
- Isso beneficia alguém além de mim?
2- Compartilhar o que eu aprendi
3- Ajudar o próximo como eu puder
4- Não fugir do trabalho
5- Ouvir mais, falar menos
6- Lembrar-se sempre que eu não sou insubstituível
7- Ser sincera, mesmo que minha sinceridade, em um primeiro momento, possa me prejudicar.
Continua. Ad eternum.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
Pequenos lembretes
- Se eu quero saber se alguém é de Deus, devo ver se a mesma sacrifica para Ele. Se o homem não sacrifica para Deus, não sacrificará para a esposa. Se o homem foge do sacrificio, ele tampouco se esforçará para agradar sua esposa.
- A ansiedade dá espaço para a atuação do diabo. Não se deixe dominar por ela.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Thiago 4:1-3
Cobiçais e nada tendes; matais e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.
Aí está o nosso problema. Muitas vezes queremos algo que não tem nenhuma serventia a não ser massagear nosso ego, mostrar que somos 'os tais'. E por isso não conquistamos. Deus cumpre Suas promessas em nossas vidas para que Ele seja glorificado através de nós, então como Ele pode atender ao pedido de alguém que só pensa em si mesmo?
As benção de Deus em nossa vida têm um papel muito mais importante do que nos deixar felizes ou nos dar conforto. Elas deixam evidente para o mundo que o SENHOR é Deus, que o Deus que nós servimos é vivo. Elas são testemunho de que Deus pode mudar vidas. Então quando algo grandioso acontece em nossas vidas, Deus é glorificado e almas são ganhas através do nosso testemunho.
Por isso, temos que ter em mente o seguinte: o que eu quero tanto, esse meu sonho dourado que supostamente me faria tão feliz se realizado, é um sonho de Deus ou do meu ego? Será que a realização dele agradará e glorificará a Deus de alguma maneira? Será que ele vai ter alguma serventia além de inflar meu ego?
Por outro lado, e seguindo o mesmo raciocínio, temos também que pensar o seguinte: será que eu tenho lutado para que os sonhos de Deus se cumpram na minha vida e assim almas sejam ganhas através do meu testemunho?
Aí está o nosso problema. Muitas vezes queremos algo que não tem nenhuma serventia a não ser massagear nosso ego, mostrar que somos 'os tais'. E por isso não conquistamos. Deus cumpre Suas promessas em nossas vidas para que Ele seja glorificado através de nós, então como Ele pode atender ao pedido de alguém que só pensa em si mesmo?
As benção de Deus em nossa vida têm um papel muito mais importante do que nos deixar felizes ou nos dar conforto. Elas deixam evidente para o mundo que o SENHOR é Deus, que o Deus que nós servimos é vivo. Elas são testemunho de que Deus pode mudar vidas. Então quando algo grandioso acontece em nossas vidas, Deus é glorificado e almas são ganhas através do nosso testemunho.
Por isso, temos que ter em mente o seguinte: o que eu quero tanto, esse meu sonho dourado que supostamente me faria tão feliz se realizado, é um sonho de Deus ou do meu ego? Será que a realização dele agradará e glorificará a Deus de alguma maneira? Será que ele vai ter alguma serventia além de inflar meu ego?
Por outro lado, e seguindo o mesmo raciocínio, temos também que pensar o seguinte: será que eu tenho lutado para que os sonhos de Deus se cumpram na minha vida e assim almas sejam ganhas através do meu testemunho?
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
Juízes 6:11-15
"Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram? Porém, agora o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas."
Gideão foi até meio grosso com o Anjo do SENHOR, pois, apesar de Ele ter dito "O SENHOR é contigo, homem valente", Gideão não conseguia ver isso em sua vida. Na verdade não existia nenhuma evidência desse fato em sua vida. Por isso e por estar cansado da vida humilhante que levava, ele logo questionou ao SENHOR.
Mas Deus não achou ruim, pelo contrário. Até o estimulou: "Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?" Em outras palavras, o Anjo do SENHOR disse: é exatamente dessa revolta que eu preciso! Com essa sua indignação você vai vencer!
Mesmo assim, Gideão não se empolgou tão rapidamente: "Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai". Gideão não era perfeito. Aos olhos humanos, era o menos capacitado para transformar a história daquela nação. Mas Deus não escolhe seus guerreiros pelas suas qualidades e forças. Deus escolhe aqueles que colocarão em prática aquilo que Ele orienta.
Gideão foi até meio grosso com o Anjo do SENHOR, pois, apesar de Ele ter dito "O SENHOR é contigo, homem valente", Gideão não conseguia ver isso em sua vida. Na verdade não existia nenhuma evidência desse fato em sua vida. Por isso e por estar cansado da vida humilhante que levava, ele logo questionou ao SENHOR.
Mas Deus não achou ruim, pelo contrário. Até o estimulou: "Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?" Em outras palavras, o Anjo do SENHOR disse: é exatamente dessa revolta que eu preciso! Com essa sua indignação você vai vencer!
Mesmo assim, Gideão não se empolgou tão rapidamente: "Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai". Gideão não era perfeito. Aos olhos humanos, era o menos capacitado para transformar a história daquela nação. Mas Deus não escolhe seus guerreiros pelas suas qualidades e forças. Deus escolhe aqueles que colocarão em prática aquilo que Ele orienta.
Assinar:
Postagens (Atom)